Você precisa ser honesto com o outro

(Leia este texto ao som de Honest)

Uma das bandeiras que eu levanto e cravo no chão todos os dias é a de que a gente precisa ser honesto com o outro em todo e qualquer relacionamento. Depois de um tempo e umas batidas de cara no muro, aprendemos que maturidade e clareza são pesos fundamentais para que a equação de um relacionamento feche. Talvez, por isso, deixe claro – mesmo que através de sinais – todas as minhas intenções com a pessoa desde o início. Pode ser que seja menos romântico, ignore todos aqueles joguinhos chatos de charme – que cansam depois de um tempo – e assuste o outro pela maneira com que meto logo o pé no acelerador, mas faz com que eu economize um tempo danado no futuro, já que não vou precisar sofrer por um romance-platônico-que-parecia-tão-real-e-nunca-aconteceu. Essa máxima vale também para quando não quero nada com a pessoa.

Quando não queremos alguém, uma das maneiras mais fáceis de lidar com as coisas que o outro sente por nós e não sentimos de volta é sumir aos poucos. Uma ligação não retornada, uma mensagem respondida horas depois sem nenhum pedido de desculpas e um sumiço anunciado que faça o outro questionar cada uma das nossas atitudes anteriores, por mais que essas ações sejam normais para quem é o lado mais racional que sentimental da história. Mas por quê?

A gente foi honesto até então, tudo certo até aí, mas percebeu que a vibe não batia com a do outro. Qual o problema em comunicar isso? O problema do sumiço não justificado é que ele faz com que a outra pessoa coloque uma série de coisas em xeque sobre si mesmo e sobre nós. É mais fácil sumir a agradecer o outro pela companhia momentânea e dizer que nos enganamos. Por outro lado, todos somos adultos o suficiente para entender que existe timing e uma porção de coisas que não controlamos e fazem parte do universo dos amores e relacionamentos.

(Me siga no instagram | facebook | twitter)

Isso vale também para relacionamentos em fase de construção. Falar para o outro que pra você a história está sendo bacana, bonita até, mas que pretende só curtir e abre mão de toda e qualquer obrigação e ainda assim continuar a se relacionar é ser cruel com o outro, principalmente se ele tem projetado um futuro com você. Avisar que você irá vacilar e pode deixar o outro à deriva a qualquer momento não faz com a pessoa sinta menos com a perda depois que você for embora. Não desfaz o laço, não ameniza nenhum dos problemas padrões que o peito precisa enfrentar depois de qualquer fim. “Eu vou ser babaca, tudo bem por você?”. Por mim não.

Assumir de cara a posição que você pretende ocupar no futuro alheio pode parecer complicado demais no início, mas com o tempo a gente percebe que é mais honesto e menos doloroso. A gente perde muitas vidas tentando entender o porquê de um fim que parecia tão improvável e tentando decifrar se o alguém por quem pretendemos nos doar agora vai ser sincero conosco quando decidir que não dá mais.

Não ser honesto é o mesmo que estacionar a vida do outro em uma vaga que não foi feita pra ele. Se a não queremos, tudo bem, bola pra frente. Alguém que ele queira vai querê-lo de volta alguma hora. Conosco vai acontecer também. O que não pode acontecer é a gente pegar o coração do outro e embrulhar pra viagem para o caso de os nossos outros planos – que nunca são o outro – darem errado.

Júlio Hermann

4 comentários sobre “Você precisa ser honesto com o outro

  1. Gabriela Gregório disse:

    “Não ser honesto é o mesmo que estacionar a vida do outro em uma vaga que não foi feita pra ele.”

    Amo que você joga as verdades na roda de forma sutil, porém firme e ainda assim consegue nos emocionar. Talvez seja isso que torna seus textos tão belos e tocantes ❤

    Curtir

  2. jucimeia disse:

    rsrsrsrsrs engraçado parece coisa do destino, exatamente no dia que conheci pessoalmente uma pessoa dias meses antes de trocar lindas mensagens pela rede social, percebi que a pessoa estava se envolvendo e eu não, comecei a me sentir mal por isso, e exatamente no dia que nos encontramos, senti uma necessidade enorme de ser honesta com ela, ficamos amigos um do outro. Ao chegar em casa vi uma sugestão de pagina e por curiosidade abri nesse texto , só posso dizer obrigada .

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.