Sobre esconder a realidade para não parecer fraco e triste

Oi, sê bem-vindo. Espero que esse texto te ajude a ser melhor. Fique com Deus. Boa leitura. 💛


(Leia ao som de Brand New Day)

Você pode pensar que engana a quem quer que seja ao seu redor, mas não é assim. No fundo, só engana a si mesma. Finge fazer as coisas com empenho, colocar coração, mas chega em casa à noite bufando e reclamando dos problemas. Estampa o dia inteiro um sorriso de mentira no rosto, para não precisar admitir nem aos outros nem a si mesma a necessidade de ser sincera.

Trabalhar fingindo alegria não levará o seu trabalho onde ele poderia chegar, sabia? No máximo, com muita sorte, segurará a barra suficiente para continuar provendo seu salário no fim do mês. Sorte das suas contas, que ficarão em dia. Azar de quem depende de você, que poderia ir mais longe e não sabe disso. Bastaria um pouco mais de força sua para fazer acontecer, mas ela parece estar em falta da sua prateleira mental.

Perguntam a você como as coisas vão, sua resposta finge alegria. Questionam como andam os projetos, sua boca aponta um “vento em polpa” tão convicto no tom de voz que até parece verdade. E essa postura permanece até a porta da sua casa fechar no fim do dia. Você não é franca quanto a necessidade de mudança, e leva todo mundo com você em uma certeza falsa de alegria.

Uma pessoa sincera, diz um padre que mora comigo, é uma pessoa sem cera. Isso se explica porque muitos escultores escondiam defeitos de suas obras em mármore com o produto. Bastava ao cliente comprar a arte e colocar no jardim, vir o sol e derreter o reboco. Uma pessoa sincera é uma pessoa que não engana. É verdadeira, dizendo o que precisa ser dito e encarando a realidade de maneira adequada.

Mas você não diz.

Okay, eu sei que não é fácil ser adulto e tomar as rédeas da vida nas mãos. Não é mesmo. Exige esforço, luta, coragem. Mas o sentimento ruim que você tem toda noite antes de dormir é fruto de uma realidade de mentira sustentada pelas suas palavras. As coisas não vão bem, mas você vende um discurso de que sim. E o coração e a mente cobram seu preço por isso…

Custa quanto sofrer por abrir o coração ao menos uma vez, para ser mais leve depois que a fala acabar? Parece que muito. Mas tenha a tranquilidade de saber que as pessoas não vão te julgar por você escancarar a realidade. E se julgarem, paciência. Não são as olheiras delas que você precisa encarar no espelho pela manhã. São as suas.

E você merece mais. Merece uma vida real e concreta, sem cera.

Tentar dar um primeiro passo vai ajudar.

Júlio Hermann.


Se você quiser se inscrever na minha newsletter e receber as conteúdo exclusivos clique aqui. É de graça.

Crédito da foto: aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.