Maldita mania de comparação

Oi, sê bem-vindo. Espero que esse texto te ajude a ser melhor. Fique com Deus. Boa leitura. 💛


(Leia ao som de Thunder and Lightning)

Eu já ouvi de muitas pessoas o quanto fazer comparações é injusto. Os motivos são muitos e ao nosso redor muita gente se destrói justamente por isso. Parece inofensivo medir uma coisa e outra com alguém, e muitas vezes é, mas pode ser muito perigoso colocar frente a frente nossas qualidades com as de outro.

Geralmente essa postura competitiva acarreta uma síndrome de inferioridade: o outro parece mais virtuoso ou capacitado do que nós, independente do bem que fizermos. Se não bastasse isso ser ruim, o inverso também é: se comparamos para engrandecermos e envaidecermos nossas próprias qualidades, adquirimos o triste defeito da soberba.

Perda de um lado, perda de outro. Acabamos por nos colocar acima ou abaixo do nosso verdadeiro lugar. O que realmente ganhamos com isso?

O remédio é sempre o inverso: se a comparação exige um lado vitorioso, a caridade não.

Quando a gente cresce e se dá conta de que é dependente dos outros para tudo, por mais independentes que sejamos, aprendemos a olhar com mais amor as virtudes alheias. Fulano pode ser chato para caramba, mas é dedicado. E é na dedicação dele que precisamos nos espelhar. Beltrano pode ser uma pessoa simpática e pouco dado ao trabalho, mas ignoramos sua preguiça e do coração para dentro tomamos como modelo seu bom humor.

Quando olhamos para os outros e conseguimos dar um peso maior às suas qualidades do que a seus defeitos, estamos no primeiro passo do amor. Quando nos tornamos capaz de tentar os ajudar nas suas dificuldades, o segundo. E assim por diante.

A nossa mania chata de tornar tudo competição tira a beleza das coisas. Nós nos tornamos meros competidores; os outros, palheiros nos quais procuramos defeitos como se fossem agulhas.

De nada adianta.

Seremos bem mais felizes quando formos capazes de olhar a alguém como um pai olha um filho: com orgulho e amor pelo que sabem fazer de bem.

Júlio Hermann.


Se você quiser se inscrever na minha newsletter e receber as conteúdo exclusivos clique aqui. É de graça.

Abaixo, também você conhece meus três livros. Clica naquele que te interessar que você cai na Amazon para comprar com um desconto lindo.

Crédito da foto: aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.