(Leia este texto ao som de Head Held High)
Desculpa te assustar com o título desse texto. Eu queria ser realista sem prejudicar os seus sonhos, mas fui tomado por uma necessidade súbita de te dizer a verdade. Você não vai mudar no ano que vem.
Calma, eu sei que parece estranho dizer uma coisas dessas. É preciso uma consciência muito profunda de quem se é para não se jogar uma cruz nas costas diante disso, porque essa simples sentença ao vento pode ter efeitos colaterais sérios. Mas é que ainda que você seja uma pessoa boa, com bons sonhos e um monte de planos para ajudar a si e aos outros, você precisa continuar melhorando. Sempre se pode mais.
E o mesmo vale para mim.
Particularmente, esse foi o melhor ano da minha vida (tudo bem que eu tenho dito isso em todos os últimos anos). Não sei se é porque eu tendo a ser otimista demais ou minha fé me impulsiona para frente o tempo inteiro, mas os meses que passaram serviram para que eu vivesse cada pequeno momento que passou com todo o meu coração. O tanto que eu amei, os sonhos que corri atrás, as pessoas que abracei e permiti habitarem meu coração. Com os prós e contras na balança, vitória para o que ficou de bom.
Uma crença que tem me acompanhado nos últimos anos é de que os nossos dias de faxina devem acontecer de segunda a segunda, sem chance de folga no meio da semana. Tudo bem que existem dias em que nos sentimos inúteis e precisamos passar deitados na cama para recuperar a energia, mas o esforço vale nestes também. Se não varrermos nossos corações, tirarmos a poeira das nossas mentes e tentarmos vencer nossos vícios do cotidiano, de que vale a luta?
É preciso terminar cada dia melhor do que se começou, ainda que não se consiga fazer isso 365 vezes no ano.
Quando eu digo que você não vai mudar em 2020, é porque não é a virada do ano que vai fazer a faxina que você precisa em si. O trabalho de arredar os móveis, limpar a poeira dos lugares inacessíveis, passar um pano úmido para desgrudar das paredes do teu coração seu pecado de raiz é inteiramente seu. E precisa ser feito agora.
Vai por mim: muitas vezes nós queremos dar o segundo passo antes de dar o primeiro, mas esquecemos que o início da caminhada depende de nós.
Você vai mudar em 2020 se mudar agora, ainda que seja mais confortável deixar para começar o processo quarta-feira, quando calendário virar.
Júlio Hermann
*Meu novo livro já está à venda em todo o Brasil. Se você gostou deste texto, tem grandes chances de se identificar com ele.
Até onde o amor alcança
“UM DIA VAI SER AMOR A PONTO DE O CORAÇÃO NÃO PRECISAR CONVENCER O CÉREBRO DISSO.
ATÉ LÁ EU ARGUMENTO”.
PARA COMPRAR: